Busca no site
buscar no site
Notícias
22/05/2012

Os dados de sua empresa estão protegidos?

Por Renato Brenol Andrade/José Justo(*)
 
Roubos de dados muitos valiosos ocorrem rotineiramente na Internet, a rede que transformou o mundo em uma aldeia global, no qual todas as casas não têm tranca na porta.
Certa esta afirmativa?
Errada!
Pode-se fazer alguma coisa, como colocar uma tramela na "porta" do computador, transformando-o apenas em uma janela de oportunidades, deixando de ser passagem livre para  os ladrões de um bem extremamente valioso que te pertence: tuas INFORMAÇÕES.
 
Quatro dicas para proteçãor:
 
1 - Conecte com critério
Não deixe margem para ser explorada pelas redes sociais; não te exponha. Use as as redes sociais para passar as informações úteis para ti e teu negócio; para receber informações de outros. E, principalmente, não permita a divulgação de atos ou palavras que possam te incriminar, que possam ser usadas para te prejudicar. Assim, cuidado com a tua web, com os teus relacionamentos.
 
2 - Desconecte
Ao usar qualquer serviços de busca ou rede social, não caia na facilidade de estar sempre  conectado ou de usar a entrada automática; pois é através deste sistema que o teu computador fica de porta aberta. No final de cada período de utilização vai ao memu principal e te desconecte; pois se nãofizeres, e outra pessoa entrar a rede usando o teu  computador, é tu que estará lá, com teu melhor sorriso e tuas melhores informações.
 
FACEBOOK, TWITTER e tantas outras redes sociais são verdadeiras "casa da mãe joana", nas quais entra todo mundo, todos se "conhecem" e alguns trocam confidências, outros filosofam e outros tantos tentam mostrar o que não são, mas, em todos estes casos se descobre o que é frivolidade, falsidade, arrogância, humildade, carência, e até fragilidades econômicas.
 
3 - Fuja dos e-mails gratis
Porque tu acha que eles te dão uma conta de e-mail gratis?
Porque eles seriam tão bonzinhos em um mundo no qual se paga até para respirar?
 Tua conta de e-mail é teu arquivo pessoal, profissional e de trabalho mais precioso, pois nele ficam guardados teus segredos, teus negocios e o teu dia-a-dia. Por isso, um e-mail protegido pelo provedor (que recebe para isso) é fundamental. Economizar alguns tostões com os ?gratismail?, da vida (bol, gmail, hotmail, etc) pode custar caro!
 
4 - INFORME-SE
Chama teu fornecerdor de programas e seu IT expert e pergunta a eles quais as proteções eles estão utilizando em tua empresa.
 
Para te ilustrar, se tiver tempo, lê a reportagem do The New York Times intitulada
 
 "Como encobrir seus rastros na internet"
Editores também do 
www.frontdesk.tur.br