Busca no site
buscar no site
Notícias
30/05/2015

Encatho & Exprotel superaram expectativas

 

Foram quatro dias de qualificação profissional, troca de experiências e conhecimento sobre as inovações e perspectivas da hotelaria e do turismo, além de prospecções e negócios na feira de produtos e serviços. A avaliação da maioria dos expositores foi positiva. Mais de 90% dos entrevistados afirmaram que pretendem voltar em 2016 e, comparado com 2014, os principais elogios foram para a estrutura da feira, público, organização e divulgação.

 
Para os representantes da Teka o evento é uma excelente oportunidade de realizar contato com pessoas que, no dia a dia, não é possível. Quem também encerra o evento comemorando recorde de prospecções é o Diretor Executivo da Rentv, Julio Cosentino. "O volume de contatos feitos na feira é média histórica, se comparada com outros eventos do mesmo segmento realizados no Estado", afirmou. Já para a gerente de vendas da Altenburg, Rose Rulensky Molon, o Encatho & Exprotel é um dos mais importantes canais de divulgação da empresa. "Mais do que realizar negócios no evento, queremos é estar presente com a marca", completou Rose.
 
O diretor-presidente da ABIH-SC, Samuel Koch, avaliou o evento deste ano como grande passo para a concretização do sonho da entidade em tornar o Encatho & Exprotel um evento de cunho nacional. "Hoje somos o maior encontro de hoteleiros do Sul do Brasil. Nossa meta é sermos um dos maiores do País", afirma Koch.

João Doria defende: "Crise é sinônimo de oportunidade"
Eleito uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil e do Mundo, João Doria ministrou uma das palestras mais aguardadas do Encatho & Exprotel. O empresário iniciou elogiando Santa Catarina, falou que é apaixonado pelo Estado, tanto é que é casado com uma catarinense, contou sua trajetória de vida, inclusive dos momentos de dificuldade que passou quando o pai foi cassado e exilado durante o Golpe Militar. Discorreu sobre seu envolvimento com o turismo, desde quando foi secretário de turismo e presidente da PAULISTUR e presidente da EMBRATUR e do Conselho Nacional de Turismo.
 
Comentou sobre o momento econômico do Brasil, afirmou que é a maior crise que o País enfrenta nos últimos 15 anos, e acentuou  que a crise de confiança é muito maior, essa ele nunca viu igual. "A crise institucional é maior que a crise econômica. E eu sempre falo que crise é sinônimo de oportunidade, é a hora de trabalhar mais, planejar e se engajar. Essa é a hora de os setores se unirem e trabalharem em conjunto, por isso a importância de participar de eventos, congressos e encontros como esse. Procure a entidade do seu segmento, busque mais conhecimento do seu mercado e faça algo para mudar", finalizou.
 
A importância do feedback do hóspede
 
O Gerente de Área do TripAdvisor, Marco Jorge, deu boas informações para os hoteleiros participantes, que aproveitaram para tirar dúvidas e questionar sobre como funciona o site de maior referência no mercado. Com mais de 200 milhões de avaliações e opiniões, o TripAdvisor recebe 315 milhões de visitantes por mês, números extremamente significativos que demonstram quanto o hoteleiro tem que estar atento ao que o hóspede anda falando por aí.
 
Jorge discorreu sobre como funciona o ranking no site, como prevenir fraudes, alertou os empresários a denunciarem e deu dicas fundamentais de como melhorar as vendas no site. "O seu site é o seu maior vendedor, então facilite o trabalho de seu futuro hóspede. Se não, ele vai fugir para alguma OTA (online travel agency - agência de viagem online) que seja mais ágil que você", recomendou.
 
Para concorrer com as OTAs, o TripAdvisor criou o Perfil Plus, no qual o visitante é encaminhado direto para o site do hotel. E o preço do pacote é baseado de acordo com o perfil de retorno do empreendimento. O Gerente de Área explicou como funciona essa ferramenta e encerrou com dados internacionais, como os países que mais acessam os hotéis do Brasil, por exemplo. "O Brasil foi o País com o mais rápido crescimento no TripAdvisor, pois teve acréscimo de 89% de 2013 para 2014. Entre os 10 países que mais acessaram as informações brasileiras estão os Estados Unidos em primeiro lugar, seguidos da Argentina e Reino Unido", finalizou.
 
Painel Googel e Clinks

 
Os empresários Hiram Damin, representante do Google Business Group, e Ricardo Azevedo, CEO da Clinks, participaram de um painel sobre como mensurar os resultados com marketing digital e como utilizar a ferramenta Google corretamente, para ser encontrado com mais facilidade na Web. O painel foi mediado pela jornalista Michelle Araújo.
 
Segundo Azevedo, se o hotel não estiver na primeira página do Google, ele nunca será visto. "Você pode ter um site maravilhoso, mas se estiver na segunda página em diante será muito difícil fazer negócio. E o mesmo ocorre ao contrário. Você pode ser destaque no Google, mas se seu site for ruim, também não se faz negócio", criticou, destacando ainda que o site tem que ser responsivo, ou seja, tem que se adaptar a qualquer plataforma. "Hoje, 30% das buscas na Internet são feitas por mobiles, então invista em uma ferramenta que levará um tráfego atualizado para o seu hotel", finalizou.
 
Estudantes e hoteleiros trocam conhecimento

 
O último dia começou com o THOR – Turismo & Hotelaria Recebe, um momento de interação entre universidades, estudantes, hoteleiros e trade turístico, que trocaram experiência durante toda a manhã. Organizado pelo Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC e pela Estácio de Sá Florianópolis, o THOR trouxe para conhecimento dos hoteleiros pesquisas desenvolvidas pela Academia que tem uma contribuição efetiva no mercado.
 
Os professores Tiago Savi Mondo e Flavio Ceci apresentaram suas teses de doutorado voltadas a indicadores/requisitos de qualidade e análise do sentimento online. "Atualmente, turistas têm utilizado as redes sociais e sites de comentários, como o TripAdvisor, para comentar, sugerir, elogiar e criticar os serviços hoteleiros. Mas eu questiono: como os gestores podem analisar essa imensidade de dados? A partir de que parâmetros?", abordou Mondo.
 
Ao final do THOR, a Estácio de Sá sorteou duas bolsas para qualquer curso da Pós-Graduação e outras duas bolsas para Graduação no curso de Turismo para o semestre 2015/2.
 
Momento hoteleiro
 
A manhã foi marcada ainda pelo momento hoteleiro, quando os empresários se reúnem para trocar informações, conhecimento e apresentar ideias e discutir assuntos que possibilitem o desenvolvimento do turismo em Santa Catarina, em especial o segmento hoteleiro.

O momento serviu também para a ABIH-SC apresentar os projetos e parcerias que a entidade irá desenvolver ao logo do ano. Entre eles está o Geração TEC, cujo termo foi assinado durante a cerimônia de abertura entre a ABIH-SC, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e o Instituto Internacional de Inovação. O objetivo do projeto é promover a inclusão social de jovens e adultos por meio da qualificação profissional no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
 
Personalidade do turismo foram homenageadas no encerramento
 
Criado em 2013 com o objetivo de homenagear personalidades que se destacam na área do turismo, os troféus Maria Helena Petry Makowiecky e João Eduardo Amaral Moritz 2015 foram entregues durante o encerramento do evento, na noite de sexta-feira.
 
Jaqueline Biazus, proprietária da Quinta do Bucanero, eleita Pousada do Ano 2014/2015 pelo Guia Quatro Rodas e, Leonardo Vieira, mais conhecido como "Pezão" no meio do turismo de negócios, gerente comercial do CentroSul, pela captação de importantes eventos para o Estado, foram os grandes homenageados da noite.